­­Conheça o projeto da Workplace Arquitetura ­­Corporativa para a Natural One

­­Conheça o projeto da Workplace Arquitetura ­­Corporativa para a Natural One

­­Conheça o projeto da Workplace Arquitetura ­­Corporativa para a Natural One

A Natural One tinha como objetivo um projeto disruptivo de arquitetura corporativa, que buscasse convidar os colaboradores a voltarem ao trabalho presencial. A empresa retomou suas atividades de forma presencial após a pandemia e tinha o intuito de oferecer aos funcionários conforto e acolhimento no retorno ao trabalho no escritório.

O que eles buscavam era um local que trouxesse proximidade e calor, para que todos se sentissem à vontade executando suas tarefas, mesmo após longo período em casa. E também procuravam uma empresa de arquitetura capaz de traduzir a cultura da empresa a conexão da Natural One com a natureza.

 “Queríamos que, na volta para o escritório, as pessoas se sentissem em casa” foram as palavras de Rafael Ivanisk, CEO da Natural One, reforçando que queriam alguém que fosse capaz de concretizar suas ideias no ambiente profissional.

A ideia da empresa era que o escritório fosse concebido em função do colaborador, evoluindo nas questões humanas e criando um ambiente inovador, que demonstrasse a preocupação com o bem-estar de quem passa a maior parte do seu tempo ali. Para a Natural One, os colaboradores devem estar bem porque eles são a empresa, eles fazem com que ela funcione diariamente.

A partir do conceito bem estabelecido a respeito do projeto e das expectativas bem colocadas, iniciou-se processo para selecionar quem faria o projeto de sua arquitetura corporativa, durante o qual a empresa avaliou algumas propostas.

A decisão pela Workplace, não foi difícil. “A proposta apresentada veio com grande nível de detalhes e contemplando muito das nossas necessidades. Percebemos que as pessoas já tinham se envolvido e criado um carinho pela marca.” Afirma Rodrigo Funaro, General Manager Latam da Natural One.

O envolvimento com o projeto do parceiro e a compreensão de sua cultura e valores é fundamental para o sucesso de uma arquitetura corporativa. “Quando se tem um parceiro que entende o projeto e compra o que você quer, fica tudo mais fácil” foram palavras de Ivanisk.


 

Thais Trentin CEO da Workplace Arquitetura Corporativa e responsável pelo projeto da Natural One, se identificou imediatamente com a visão da empresa e com a cultura e valores que gostariam de transmitir através do ambiente físico. Ela contou sobre como foi o processo de elaboração do projeto e como ela absorveu a ideia do cliente de criar um ambiente de trabalho que rompesse com padrões.

Segundo ela, o maior desafio ao projetar para a Natural One foi fomentar o retorno às atividades presenciais no pós-pandemia e gerar para os colaboradores um ambiente de trabalho convidativo, que fizesse com que eles tivessem prazer em retornar.

Era necessário estabelecer um projeto de arquitetura corporativa que conectasse a forte cultura da empresa e os seus valores ao dinamismo e ao aspecto lúdico e convidativo, para atrair o colaborador de volta ao uso do escritório.

Segundo Thais, “a Workplace acredita na força do “Workplace” esse foi um projeto que colocou todo nosso propósito, valores em um espaço de trabalho e ver que ele pode acontecer, que ele vai estimular o retorno das pessoas e a conexão genuína entre elas”

Thais afirma, ainda, que acredita plenamente na importância da utilização do escritório como ponto de encontro, um local aonde as pessoas vão para realizar conexões humanas, mais que para trabalhar.

Não à toa as empresas têm investido no retorno ao trabalho presencial: a permanência de tempo diário em um local de trabalho, com toda equipe reunida, reforça a cultura e os valores da empresa. Por outro lado, os trabalhadores se habituaram à rotina doméstica, o que pode gerar certa resistência.

Por isso, é fundamental encontrar meios de reunir o conforto do home office, ao qual os colaboradores se acostumaram por cerca de dois anos, ao ambiente corporativo, onde há sinergia direcionada à busca pelos resultados corporativos.

A Natural One entendeu isso e visou, com o projeto de arquitetura corporativa, trazer aos seus funcionários espaços que proporcionam experiencias para o colaborador. Partiu do próprio CEO a ideia de criar um local para que as pessoas possam chegar e trabalhar onde quiserem no escritório, em qualquer um dos seus espaços, e se sentir bem ali. Ele queria um local que convidasse o colaborador ao trabalho, de forma aconchegante, seja em uma reunião privada de trabalho, seja em convivência com os colegas na empresa. E essa ideia foi bem compreendida pelos arquitetos da Workplace, que a executou com precisão.

Uma das características buscadas nesse projeto de arquitetura corporativa, conduzido pela Workplace, foi a criação de um espaço que fizesse com que os colaboradores se sentissem acolhidos em seu retorno. Mas mais que isso, que eles se sentissem inspirados a retornar e confortáveis em trabalhar, como em suas casas.

Não foi difícil abraçar a ideia, uma vez que a Workplace trabalha justamente com a certeza de que o ambiente contribui de forma muito positiva nas relações humanas. A proposta da Workplace com os seus projetos é, sempre, impactar as pessoas através do ambiente físico. “Neste projeto, tivemos a liberdade para colocar tudo que acreditamos ser o futuro do ambiente de trabalho, executá-lo e saber que inspirará tantos outros projetos.” Expressou Karina Pires, Head de gente e gestão da Natural One, e continuou “Conseguiu transmitir o que nós somos através do projeto”. afirmando também que o projeto abarcou toda a identidade da empresa, inclusiva na prática.

Já Ricardo Ermírio de Moraes, presidente do conselho e fundador da Natural One, afirmou: “Conseguimos conciliar a nova dinâmica de trabalho da empresa e os espaços ficaram muito bem empreendidos.”

A expectativa com o projeto, que era criar um ambiente de trabalho leve e que proporcionasse aos colaboradores a melhor condição de trabalho possível, foi concretizada a partir da compreensão do funcionamento da Natural One, de seus aspectos culturais e sociais e da reunião deles a partir de utilização de técnicas e amplo conhecimento a respeito da arquitetura corporativa, demonstrados pela Workplace através da sua execução.

Workplace Arquitetura Corporativa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *