Foram tantas novas palavras que entraram para nosso vocabulário em 2020, não é mesmo? ‘Novo normal’, ‘híbrido’, ‘home office’, ‘flexível’, ´pandemia’, ‘protocolos sanitários’ dentre tantas outras.
Mas, a encantadora capacidade humana de adaptação nos fez passar por tudo isso, descobrimos a produtividade em trabalhar de casa, adaptamos rotinas, incorporamos ferramentas de conexão remota com facilidade, usamos máscaras, álcool em gel e seguimos.
Mas e daqui para frente, como será?
Após meses e meses longe de nossos escritórios, longe fisicamente de nossos colegas e gestores, passando por celebrações de final de ano de forma remota e com o ar da graça da vacina por vir, o que podemos esperar a partir de 2021!?
A Workplace tem um time de profissionais com uma vasta experiência em arquitetura corporativa e após algumas discussões internas, vivência de nossos clientes e análise de artigos internacionais sobre economia, arquitetura e saúde, elaboramos 5 Macro Tendências para seu escritório a partir de 2021 no Pós Pandemia:
1. Social – unir pessoas, diversificar, impactar a sociedade
Sim, o escritório tem uma fundamental função social de unir pessoas. Somos humanos e precisamos conviver e já é um consenso que o modelo híbrido veio para ficar, ou seja, os times poderão escolher dias para trabalhar de casa e dias para terem encontros físicos no escritório, o que nos dá a liberdade de ter um lugar seguro para trabalhar que não seja só nossa casa. Iniciamos nossas Macro Tendências pelo pilar ‘SOCIAL’ porque é o pilar mais humano dos pilares, e além de conviver, a empresa também tem a oportunidade de reunir a diversidade em seus times por meio de pessoas com pensamentos e vivências diferentes, porém todos guiados pela razão da empresa de existir impactando bem mais que a atmosfera da empresa e sim toda sociedade que está inserida.
DICA DA ARQUITETURA: Locais de privacidade para realizar reuniões remotas com concentração e tranquilidade com pessoas que não estão ali fisicamente, bom nível de conexão tecnológica para todos e espaços para socializar e descontrair certamente são atributos necessários para o escritório do futuro. As empresas são formadas por pessoas que lidam com outras pessoas o tempo todo!
2. Saudável – cuidar dos aspectos sanitários com atenção à saúde física e emocional
Nunca cuidamos tanto da saúde como no ano passado! 2020 nos ensinou hábitos que vieram para ficar. E como a vacina ainda está a caminho, protocolos sanitários que pensam no individuo e no coletivo continuam sendo vitais.
Poder ir até o escritório como uma escolha também é cuidar da saúde emocional dos colaboradores e ao chegar lá, todos os procedimentos sanitários de distanciamento e higiene estejam instalados e bem comunicados.
DICA DA ARQUITETURA: pontos de higienização, como pias ou dispensers de álcool em gel, medidores de temperatura automáticos, armários que permitam as pessoas guardarem seus pertences pessoais tornando o ambiente mais propicio à limpeza, dispositivos ‘mão livre’ ( “touchless”, ou seja, sem contato físico), uma excelente comunicação visual que oriente os usuários sobre distanciamento e protocolos de sanitização e a presença de cores calmantes nas paredes ou elementos pelo escritório são características que oferecem um ambiente mais saudável.
3. Sustentável – cuidar do meio e priorizar elementos naturais nos espaços
A conversa de cuidar do meio que estamos inseridos já não é novidade para ninguém. Mas, acima de tudo isto requer consciência e atitude de todos.
Se antes contato com elementos naturais já era importante, depois do que passamos na pandemia, percebemos que é fundamental: circulação de ar natural, incidência solar, paisagismo etc. O contanto com a natureza nunca foi tão importante para revigorar nosso estado emocional como agora, além é claro, da funcionalidade que cada elemento traz ao ambiente.
Já existem certificações muito reconhecidas no meio da arquitetura e construção civil, como o ‘Leadership in Energy and Environmental Design’ ou LEED – que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de160 países sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações e intervenções. Mas, se seu escritório ainda não pôde alcançar o LEED, existem outras formas de ser sustentável.
DICA DA ARQUITETURA: lembre-se que ser sustentável começa por atitudes em seu escritório: crie pontos de reciclagem e facilite o descarte adequado dos materiais, evite copos descartáveis e incentive o uso de canecas e copos individuais que sejam sempre reaproveitados. Tome atenção ao que for impresso. Está faltando um verde no seu escritório? Há uma enorme biodiversidade e com o auxílio de um profissional, você pode encontrar uma plantinha que seja mais resistente ao ambiente do seu escritório, mas sempre com atenção a rega e cuidados.
4. Adaptável – atender necessidades sob demanda oferecendo sempre conforto
O escritório é um ‘ser em movimento’, ora com mais colaboradores em Home Office, ora com times em expansão e precisando de mais estações de trabalho. Por isso, nós da arquitetura corporativa adoramos o atributo COMPONÍVEL! Mas afinal o que é componível? O significado desta palavra é ‘daquilo que é possível compor’. Na prática são espaços inteligentes que se adaptam conforme a necessidade do usuário sempre tendo em vista conforto.
Não é difícil lembrar daquela sala de reunião que tem uma parede retrátil que torna o ambiente mais amplo e logo pode virar uma sala maior ou da área de descompressão com arquibancadas que se torna um auditório para comunicados importantes.
DICA DA ARQUITETURA: os espaços devem ser planejados considerando não só a demanda atual de colaboradores, mas os planos futuros da empresa de crescimento e adaptações. Um estudo que identifica o número de colaboradores em Home Office e a capacidade ideal de pessoas presentes fisicamente em um único dia é essencial para organização dos espaços.
“Estratégia de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes” – Peter Drucker.
E não podemos deixar de lado o CONFORTO que tem quatro vetores essenciais que sempre consideramos em nossos projetos:
– Lumínico: é sempre muito importante que seu campo de trabalho tenha a luminosidade que te gere visibilidade e contraste (a luz pode ser natural ou artificial);
– Térmico: 23 graus! Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos escritórios deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados. Por isso, cuidado com lugares quentes ou frios demais. E nunca se esqueça da ventilação: a circulação de ar proporciona renovação do ambiente;
– Acústico: as pessoas precisam de silêncio para se concentrar e por isso uma série de materiais e tratamentos acústicos podem ser aplicados nos escritórios;
– Ergonômico: mesas e cadeiras adequadas, suportes de notebook, monitores, teclados e mouses são alguns dos elementos que trazem conforto e eliminam a ‘conta’ das dores musculares no final do dia.
5. Conectado – catalisador de ideias e decisões, presenciais ou remotas, para fazer o negócio girar com a agilidade da tecnologia
A quinta e última Macro Tendência para o escritório no Pós Pandemia já não é uma novidade para nós aqui da Workplace.
Em outro artigo do nosso blog criamos um conceito PRÓPRIO para o FUTURO DO TRABALHO chamado 4Cs, sendo que um dos Cs é de CONEXÃO (se quiser conhecer os 4Cs, veja o link: https://www.workplace.arq.br/o-futuro-do-trabalho/)
E agora na pandemia vimos o quão fundamental é a conexão. Estamos falando das várias faces da conexão. O escritório precisa ser conectado com pessoas – ser o ponto de encontro de ideias e decisões no ambiente corporativos como retratamos na primeira Macro Tendencia deste artigo – SOCIAL.
Deve ser conectado tecnologicamente já que simultaneamente teremos pessoas do mesmo time presentes fisicamente e pessoas remotas para participar da mesma reunião. Certamente, a tecnologia despertou em nós o quanto ágil podemos ser, evitando deslocamentos físicos, reunindo pessoas de várias cidades, favorecendo a pluralidade das decisões e mesmo durante o lockdown, as empresas se mantiveram ativas e produtivas.
E por fim, e não menos importante, deve ser conectado com valores e propósito da empresa.
DICA DA ARQUITETURA: o espaço corporativo deve refletir a cultura da empresa, deve ser um ambiente acolhedor e que gere bem-estar. Deve claramente identificar o DNA da empresa e os valores que ela quer transmitir interna e externamente. E esta é a função de um belo projeto de arquitetura corporativa! Saber trazer beleza e funcionalidade aterrissando a cultura da empresa no seu escritório.
Nós da Workplace Arquitetura Corporativa já trabalhamos em nossos projetos e no gerenciamento de nossas obras estas 5 Macro Tendências que tornarão seu escritório muito mais duradouro, eficiente e acolhedor para os próximos anos e anos que estão por vir! Quer saber mais? Fale conosco: https://www.workplace.arq.br/contato/